quarta-feira, 27 de abril de 2011

Shampoo...como escolher?



Boa Noite, minhas queridas!!!
Depois de fazer algumas leituras a respeito da importância de uma limpeza bem feita para o nosso couro cabeludo, resolvi falar um pouco sobre o assunto e, de quebra, também comentar sobre como nós, que temos cachinhos crespos devemos ter muito cuidado com a escolha do nosso SHAMPOO.
Bom, que a utilização do shampoo é essencial para a saúde dos cabelos não é nenhuma novidade. Uma boa higiene auxilia e muito a oxigenação, além de desobstruir os pontos onde os fios nascem, no couro cabeludo. Ele serve para retirar o resto de todos os produtinhos que usamos no cotidiano, juntamente com poeira e suor que "ganhamos de presente" todos os dias.
Porém, uma má escolha do tipo de shampoo pode causar tantos danos como qualquer outra má escolha que possamos fazer no trato com nossas madeixas. Ele deve ser específico para o que se quer ou se precisa e é por isso que hoje temos uma gama tão grande de tipos de shampoos no mercado.
Devido a adição de substancias detergentes, os fios crespos sofrem nos dias de lavagem. Os sulfatos presentes nas fórmulas dos produtos para limpeza causam ressecamento em excesso. O sal, usado para dar consistencia ao shampoo, também é vilão desta história. Ainda bem que as industrias de beleza já encontraram algumas saídas para estes probleminhas: shampoos com agentes emolientes, sem sal e que trocam os sulfatos por sarcosinato amenizam a porção desagradável do dia de lavar os "belos".
Encontrei o trechinho abaixo em um blog SENSACIONAL que costumo visitar e  trata de forma muito clara e competente sobre cabelos. Tive a ousadia de copiar e postar aqui...rs:
   -TIPOS DE SHAMPOOS:
Uso diário
O shampoo de uso diário é indicado para todos os tipos de cabelos, possui pH neutro e age apenas como detergente.

Tratamento
Os shampoos de tratamento se dividem em pré-tratamento que promovem limpeza e abertura de cutículas para receber o tratamento, e os shampoos hidratantes que de tão emolientes dão a sensação que são condicionadores, transmitindo para muitas pessoas a sensação que os cabelos não estão limpos.
Anti-resíduos
Depois da Queratina, o anti-resíduos virou a nova "aspirina", tem profissional que indica pra tudo, e as opiniões se dividem quando o assunto é a periodicidade de uso.
Sua formulação é mais rica em detergentes como lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio, lauril eter sulfato de amônio, lauril eter sulfoccinato. Conta ainda com a presença de agente quelante ou edetato (EDTA) que estabiliza íons metálicos.

A proposta desse produto é promover uma limpeza profunda, por conta disso muitas empresas o produzem com pH igual ao seu detergente de cozinha e em alguns casos igual ao pH da coloração.
Nossa recomendação é que você procure produtos com pH próximo ao do cabelo, que não provoquem abertura desnecessaria de cutículas.
Outra questão muito corriqueira sobre o Anti-resíduos é que tipos de cabelos podem fazer uso.

► Cabelos oleosos não devem utilizar em demasia, pois o organismo detecta a retirada excessiva da oleosidade, entende que precisa produzir mais oleosidade e você obtém exatamente o efeito contrário.
► Cabelos mistos devem focar o uso somente no couro cabeludo e da mesma forma que o citado acima.
► Cabelos secos/ressecados devem utilizar especialmente antes de tratamentos e/ou a cada 15 dias em cabelos que fazem muito uso de finalizadores.
► Cabelos com progressiva, henê e henna devem evitar a todo custo pois o pH e o agente quelante removem a "capa" formada, fazendo o seu procedimento durar menos.
► Cabelos com química (Tioglicolato, Guanidina, Sódio) devem seguir a mesma regra citada para cabelos secos, ao contrário do efeito em cabelos com progressiva, no caso de químicas que mudam a estrutura interna do fio o anti-resíduos não oferece risco de os cabelos voltarem a forma natural.

Específicos
Os shampoos específicos são os formulados com alvos definidos como caspa, seborréia, queda, etc. Particularmente falando, esse tipo de recomendação tem de partir de um profissional dermatologista/tricologista, com base em avaliação seguida de diagnóstico. O cabeleireiro e a moça da loja de cosméticos não devem receitar aos clientes o uso desse tipo de produto.
Os específicos possuem em sua formulação adstringentes, tensoativos de higienização, agentes umectantes e ativos mentolados que proporcionam frescor, inibindo a ação das glandulas sebáceas. "

Então, depois de tantas informações interessantes sobre shampoos, que tal tomar mais cuidado na hora de comprar o seu, hein?
Experimentei nos últimos dias o Keracare Hydrating Detangling Shampoo, da Avlon. Ele é indicado para cabelos secos, danificados, coloridos ou descoloridos. Meninas, ele deixa os cabelos muuuuuiiito maleáveis, molinhos mesmo, parece até que é 2em1(antigo!rs).
Meus cabelos ficaram ainda mais sedosos mesmo antes da máscara hidratante e do condicionador. O preço é bem razoável, custa entre 30 e 35 reais, mas vale muito a pena.

2 comentários: