quarta-feira, 4 de maio de 2011

O que são Cabelos crespos?


Oi, pessoal!
Hoje recebi inspiração divina (rs...) para falar um pouco sobre as características dos cabelos crespos, já que estamos em blog desta linha...
Conhecer o cabelo crespo é o primeiro passo para saber cuidá-lo e amá-lo.
Ter cabelos crespos não tem de significar ter cabelos frágeis e ressecados. Sabendo quais as particularidades do nosso tipo de fio, com certeza conseguiremos fazer com ele não tenha vontade própria!
Pra começar, o cabelo crespo é um cabelo fino e sensível. Sua cutícula possui espessura irregular e se quebra facilmente na sua parte mais fina.
A oleosidade natural do couro cabeludo tem mais dificuldade para se espalhar em fios crespos, pois sua ondulação desde a raiz serve de barreira para que a gordura produzida pelas glandulas sebáceas saia da região da raiz e deslize até as pontas dos fios.
Este tipo de cabelo tende a ser mais opaco e não brilhar tanto como os cabelos lisos das propagandas de shampoo, pois é naturalmente mais seco nas pontas e os cachinhos pequenos dificultam a reflexão da luz, mesmo em cabelos bem hidratados.
O cabelo crespo embaraça mais fácil, tem maior volume e é difícil eliminar os frizz, por conta disso tem de ser tratado com muito mais carinho do que os outros tipos de cabelo.
Deve-se lavar e hidratar(nutrir) os cabelos de duas a tres vezes por semana, usando agua morna a fria (nem quente nem gelada).
Usar lenços de seda ou microfibra para proteger os fios durante o sono ajudam a evitar o ressecamento e diminuem os frizz pela manha.
Usar condicionadores específicos para cabelos crespos em TODAS as lavagens, mesmo naquelas em que não se usa shampoo ( daquelas em que usamos somente muita agua e os dedos para retirar os resíduos de produtos e suor).
NUNCA desembaraçar os fios quando estiverem secos. Use pentes de madeira envernizada com dentes largos apenas nos cabelos úmidos ou molhados.
Evite ficar passando a mão e os dedos nos cabelos durante o dia, principalmente enquanto ainda estiverem molhados.
Usar silicone nos fios molhados antes de modelá-los dá um aspecto bem interessante.
Faça umectações pelo menos a cada quinze dias.
Massageie o couro cabeludo sempre que puder. A hora do condicionador nas lavagens é um bom momento para isso. Estimula o crescimento dos fios além de melhorar a distribuição da gordura natural pelas madeixas.
Use bons cremes leave in ou modeladores de cachos, daqueles que tem óleos em sua formulação.
Se livre dos óleos misturados ao oleo mineral. Só use oleos vegetais puros ou oleos essenciais prensados a frio.
Bepantol é um bom auxiliar nas hidratações/nutrições. Use duas tampinhas em cada aplicação.
Se alimente bem e beba muito líquido. A beleza dos cabelos vem de dentro: corpo saudável, cabelos saudáveis.
Um grande ABRÇO a todos e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário